III JISMA - Programação
Dia 18 de junho
14h: Master-class de Márcio Câmara: “Som Direto no Cinema Brasileiro: fragmentos de uma história”. Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), Rio de Janeiro
19h: Abertura na Cinemateca do MAM-Rio
- Cadu Pereira ao piano acompanha o filme Recreation (Charles Chaplin, 1914)
- Demonstração aberta e Cine Concerto com a Cineorquestra Soundpainting Rio. Filme: A Viagem à Lua (George Méliès, 1902).
Mesas redondas
Local: CBAE
Dia 19 de junho (terça-feira)
Manhã
9h – 10h45: Música, audiovisual e mercado. Moderação: Geórgia Cynara Souza (UEG).
- Geórgia Cynara Souza (UEG): “André Abujamra e Márcio Nigro: parceria na composição da trilha musical de ‘O contador de histórias’”
- Iasha Oliveira Salerno (UFSCar): “Céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila”
- Márcio Pizzi de Oliveira (UNIRIO/CEFET): “Reestruturação do mercado musical e o licenciamento musical: a flexibilização e a diversificação da parceria entre música e audiovisual”
11h15 – 13h: Música preexistente no audiovisual I. Moderação: Maurício Monteiro (UFOP)
- Camila Martins da Silva (UAM) e Maurício Monteiro (UFOP): “A Retórica do Timbre- O Caso de ‘Barry Lyndon’ de Stanley Kubrick”
- Alexandre Fenerich (UNIRIO): “Escutas da música de Gyorgy Ligeti por dois trabalhos audiovisuais”
- Roberto Reiniger (UAM): “Cinema, literatura, trilha sonora e a adaptação interdisciplinar do roteiro cinematográfico contemporâneo - Uma análise do filme ‘Bronson’ (2008)”
Tarde
14h30 – 16h15: Videoclipe. Moderação: Ariane Holzbach (UFF)
- Sixto José Parollo Júnior (UAM): “A linguagem dos videoclipes do R.E.M. na obra do diretor James Herbert”.
- Rodrigo Fonseca e Rodrigues (FUMEC) e Alessandra Nardini (FUMEC): “O videoclipe e o rap nacional: políticas na promoção audiovisual de artistas emergentes”.
- Leonardo Ribeiro Santos (PUC-SP): “Uma análise Semiótica Psicanalítica para entender a transformação estética da periferia paulistana através do videoclipe Vida Loka parte 2 dos Racionais MC’s”
16h45 – 18h30: “Percepções e territorialidades no audiovisual”. Moderação: Aline Couri (EBA – UFRJ)
- Arnaldo di Pace (UFRJ / Universidad de Quilmes, Argentina): “Elogio del error”
- Orlando Scarpa Neto (PPGM-UFRJ): “O visual no acusmático: espaço, cotidiano, memória e narrativa em Transporte público, parte 2”
- Daniel Dória (UFPR): “Entre paisagens e territórios: espaço, som e autenticidade nas narrativas fílmicas da história do Blues”
Dia 20 de junho (quarta-feira)
Manhã
9h – 10h45: Sonoridades no audiovisual. Moderação: Rodolfo Caesar (PPGM-UFRJ)
- Asdrúbal de Novaes Savioli (UAM): “O que toca a banda do circo? Análise das sonoridades nas cenas de picadeiro do filme ‘O Palhaço’ (2011).”
- Rodolfo Coelho de Souza (USP) e Juliano Oliveira (USP): “Da significação musical em ‘Interestelar’ (2014): sonoridades, minimalismo e intertextualidade”
- Vicente Reis de Souza Farias (UFRB / UFBA): “A produção de sentidos emergente no game ‘Amnesia, the dark descent’”
11h15 – 13h: Música e som no documentário e outras formas de não-ficção. Moderação: Fernando Morais da Costa (UFF)
- Renan Paiva Chaves (UNICAMP): “Música e documentário”
- Glauber Brito Matos Lacerda (UESB / UFBA): “Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana”
- Leonardo Vidigal (UFMG): “Rockers e Dread, Beat and Blood: filmar o som no cinema de gênero musical”
Tarde
14h30 – 16h15: Performances ao vivo de música e som no audiovisual. Moderação: Fernando Salis (UFRJ)
- Marina Mapurunga (UFRB) e Daniele dos Santos Costa (UFRB): “Natureza Urbana Natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema”
- Taiyo Jean Omura (UNIRIO): “Notas sobre como velhos silenciosos podem despertar jovens barulhentos: Cine Concertos do Soundpainting RIO”
- Guilherme Martins (IFG): “Onomatorquestra: o ruído como ferramenta didática”
16h45 – 18h30: Música preexistente no audiovisual II. Moderação: Luíza Alvim (PPGM-UFRJ)
- Luíza Alvim (PPGM-UFRJ) e Juliana Coelho de Mello Menezes (PPGM-UFRJ): “Chabrol e a ópera na Nouvelle Vague”
- Marcus Vinicius Marvila das Neves (UFES): “O lugar da música não-original no desenho de som de ‘Paranoid Park’, de Gus Van Sant, uma perquirição”
- Ana Carolina Tardivo Alves (UFSCar): “Usos narrativos distintos da trilha original e da trilha compilada e popular em ‘The Handmaid’s Tale’ (2017)”
18h30: Lançamento de livros
19h: Apresentação audio-visual do ABSTRAI Ensemble. Sax: Pedro Bittencourt. Guitarra: Fabio Adour.
Dia 21 de junho (quinta-feira)
Manhã
9h – 10h45: Musicais. Moderador: João Luiz Vieira (UFF)
- Jocimar Soares Dias Júnior (PPGCine-UFF): “Perspectivas queer do musical americano: os números musicais de Vincente Minnelli”
- Luiz Fernando Wlian (ECO-UFRJ): “O momento musical como um investimento queer: notas sobre o conceito de fratura”
- Carolina Amaral (PPGCine-UFF): “Apenas uma garota apaixonada: Crazy ex-girlfriend, musical, paródia e comédia romântica”
11h15 – 13h: Fronteiras entre som e música. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Fernando Nunes Aranha (PUC-RJ): “O som e as músicas não codificadas do filme ‘Onde os Fracos não Têm Vez’”
- Ricardo César Campos Maia Júnior (Faculdades Integradas Barros Melo): “A convergência contemporânea do score com o sound design no cinema em ‘Som ao Redor’ e ‘Mother’.”
- Deyvid Willian Martins (IFC / UFMG) e Sérgio Freire (UFMG): “Contribuições narrativas do sound design para o Capítulo II do Decálogo”
Tarde
14h30 – 16h15h: Voz e relações entre imagem e som no audiovisual contemporâneo. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Ana Paula Aquino Caixeta (UNICAMP): “Depois da partida: Compreensões acerca da voz-over ensaística em ‘Elena’ (Petra Costa 2012) e ‘Coração de Cachorro’ (Laurie Anderson, 2015)”
- Joice Scavone Costa (PPGCine-UFF / FACHA): “Por que houve um aumento de filmes sem sincronia no cinema contemporâneo?”
- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “A(s) Imagem(ns) audiovisual(is)”
16h45 – 18h30: Aspectos teóricos do som e da música no audiovisual. Moderação: Luíza Alvim (PPGM – UFRJ)
- Marcelo de Campos Velho Birck (UFSM): “Analogias entre as Percepções Visual e Audível: a Metáfora Estruturante como Recurso Criativo”
- Marina Dias Miranda (PPGCine-UFF): “O som como reprodutor de subjetividades: Pier Paolo Pasolini e o Nuevo Cine Argentino”.
- Alexandre Camargo Scarpelli (UFSCar): “Legado clássico e questões sobre inaudibilidade na trilha musical do filme ‘Gravidade’ (2013)”
18h30: Lançamento de livros
19h: Encerramento
Apresentação de vídeos-músicas de Marcelo Carneiro de Lima:
- “Lev” (produzido junto ao editor de imagens e cineasta João Felipe Freitas), 10 min
- “Espectros” (com Rodrigo Maia, Bruno Temer e Thiago Maia), 8 min.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq