Música preexistente no audiovisual
Chabrol e a ópera na Nouvelle Vague | |
Juliana Coelho de Mello Menezes, Luíza Alvim |
A Retórica do Timbre- O Caso de Barry Lyndon de Stanley Kubrick | |
Camila Martins da Silva, Mauricio Mario Monteiro |
Cinema, literatura, trilha sonora e a adaptação interdisciplinar do roteiro cinematográfico contemporâneo - Uma análise do filme Bronson (2008) | |
Roberto Gustavo Reiniger Neto |
Céu reluzente e ressoante: o brega de Hermila | |
Iasha Oliveira Salerno |
USOS NARRATIVOS DISTINTOS DA TRILHA ORIGINAL E DA TRILHA COMPILADA E POPULAR EM THE HANDMAID’S TALE (2017) | |
Ana Carolina Tardivo Alves |
Música, gêneros musicais e audiovisual
André Abujamra e Márcio Nigro: parceria na composição da trilha musical de “O contador de histórias” | |
Geórgia Cynara Souza |
ENTRE PAISAGENS E TERRITÓRIOS: ESPAÇO, SOM E AUTENTICIDADE NAS NARRATIVAS FÍLMICAS DA HISTÓRIA DO BLUES | |
Daniel P. Carrijo Dória |
Música no documentário
Música e documentário | |
Renan Paiva Chaves |
Musicais
O momento musical como um investimento queer: notas sobre o conceito de fratura | |
Luiz Fernando Wlian |
Apenas uma garota apaixonada: Crazy ex-girlfriend, musical, paródia e comédia romântica | |
Carolina Amaral |
Videoclipe
A linguagem dos videoclipes do R.E.M. na obra do diretor James Herbert. | |
Sixto José Parollo Jr. |
O videoclipe e o rap nacional: políticas na promoção audiovisual de artistas emergentes | |
Rodrigo Fonseca e Rodrigues, Alessandra Nardini |
Uma análise Semiótica Psicanalítica para entender a transformação estética da periferia paulistana através do videoclipe Vida Loka parte 2 dos Racionais MC’s | |
Leonardo Ribeiro Santos, Maria Collier de Mendonça |
Fronteiras entre som e música no audiovisual
A convergência contemporânea do Score com o Sound Design no Cinema em Som ao Redor e Mother. | |
Ricardo César Campos Maia Júnior |
Sons Estranhos - Fronteira entre ruído e música na obra de Livio Tragtenberg | |
Pablo Francisco Mendoza |
Aspectos teóricos do som e da música no audiovisual
O som como reprodutor de subjetividades: Pier Paolo Pasolini e o Nuevo Cine Argentino | |
Mariana Dias Miranda |
Legado clássico e questões sobre inaudibilidade na trilha musical do filme Gravidade (2013) | |
Alexandre Camargo Scarpelli |
Performances ao vivo de música e som no audiovisual
Natureza Urbana Natureza: entre orquestra de laptops, soundpainting e live cinema | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira, Daniele dos Santos Costa |
Resumos expandidos de outros trabalhos apresentados
O que toca a banda do circo? Análise das sonoridades nas cenas de picadeiro do filme O Palhaço (2011). | |
Asdrubal de Novaes Savioli |
ELOGIO DEL ERROR | |
Arnaldo Juan Di Pace |
O visual no acusmático: espaço, cotidiano, memória e narrativa em Transporte público, parte 2 | |
Orlando Scarpa Neto |
O som e as músicas não codificadas do filme Onde os Fracos não Têm Vez | |
Fernando Nunes Aranha |
A(s) Imagem(ns) audiovisual(is) | |
Alexandre Brasil de Matos Guedes |
Da significação musical em Interestelar (2014): sonoridades, minimalismo e intertextualidade | |
Rodolfo Coelho de Souza, Juliano Oliveira |
Analogias entre as Percepções Visual e Audível: a Metáfora Estruturante como Recurso Criativo | |
Marcelo de Campos Velho Birck |
CONTRIBUIÇÕES NARRATIVAS DO SOUND DESIGN PARA O CAPÍTULO II DO DECÁLOGO | |
Deyvid Willian Martins, Sérgio Freire |
Perspectivas queer do musical americano: os números musicais de Vincente Minnelli | |
Jocimar Soares Dias Junior |
A produção de sentidos emergente no game Amnesia, the dark descent | |
Vicente Reis de Souza Farias |
Noticiero ICAIC Latinoamericano: a trilha internacionalista da Conferência Tricontinental de Havana | |
Glauber Brito Matos Lacerda |
Escutas da música de Gyorgy Ligeti por dois trabalhos audiovisuais | |
alexandre sperandéo fenerich |
Notas sobre como velhos silenciosos podem despertar jovens barulhentos: Cine Concertos do Soundpainting RIO | |
Taiyo Jean Omura |
Onomatorquestra: o ruído como ferramenta didática | |
Guilherme Martins |
O lugar da música não-original no desenho de som de Paranoid Park, de Gus Van Sant, uma perquirição | |
Marcus Vinicius Marvila das Neves |
Rockers e Dread, Beat and Blood: filmar o som no cinema de gênero musical | |
LEONARDO ALVARES VIDIGAL |
Reestruturação do mercado musical e o licenciamento musical: a flexibilização e a diversificação da parceria entre música e audiovisual | |
Marcio Oliveira |
Por que houve um aumento de filmes sem sincronia no cinema contemporâneo? | |
Joice Scavone Costa |

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq