3 de julho de 2017, das 14 às 17h: curso pré-JISMA sobre som direto no cinema com Tide Borges.
Local: Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ. Avenida Chile, 330, 21o andar, sala 2104.
3 de julho de 2017, às 19h30: abertura da II JISMA
Apresentação da jornada, das atividades e cine-concerto com Cineorquestra Soundpainting Rio e convidados especiais. Filme: "A queda da casa de Usher" (Jean Epstein, 1928).
Local: Cinemateca do MAM-RIo
4,5 e 6 de julho, das 9h às 18h30: mesas-redondas
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos
Dia 4 de julho (terça) - manhã
9:00 – 10:45h: Som no audiovisual: experimentação e educação
- Glauber Resende Domingues (SME-RJ/UFRJ): “Escutas do cinema com estudantes de educação básica na perspectiva da diferença”
- Marina Mapurunga (UFRB): “SONatório: Prática, Pesquisa e Experimentações Sonoras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”
- Henrique Gomes (UFC): “Percepção e pesquisa sonora na paisagem: alternativas ao som direto e à gravação de campo”.
11:15 – 13:00: Teoria e estética do som no cinema
- Guilherme Farkas (AIC): “De Bunny Lake Desapareceu (1965) à A Mulher Sem Cabeça (2007), por uma ampliação do estatuo do som na mise en scène cinematográfica”
- Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (UNISA - FECAP): “Pormenores: atuação criativa e expressiva do som na narrativa cinematográfica”
- Natalia Barrenha (UNICAMP) : “Os sons do arrepio – sobre Historia del miedo (Benjamín Naishtat, 2014)”
tarde
14:30 – 16:15: Estética e práticas da música no cinema: do silencioso ao sonoro
- Stella Júnia Ribeiro (PPGM-EM-UFRJ): “Os desafios dos pianeiros nas salas de projeção do início do século. XX no Rio de Janeiro”
- Maurício Monteiro (UAM): “Transições: música e cinema na primeira metade do século XX”
- Marcos Júlio Sergl (UNISA): “Lars von Trier e as inter-relações entre música e imagem”.
16:30 – 18:15: Gêneros/estilos musicais e cinema
- Daniel Doria (UFPR): “O espaço sonoro em Honeydripper (2007): análise de uma narrativa fílmica sobre o Blues”
- Leonardo Vidigal (UFMG): "Construindo o som - ocupando as ruas e as telas com filmes sobre sound systems”
- Roberto Reiniger (UAM): “Beyoncé e Cinquenta Tons de Cinza: entre a crítica e as intertextualidades da adaptação da literatura no cinema contemporâneo”.
Dia 5 de julho (quarta) - manhã
9h – 10:45: Direitos autorais e questões de autoria da música no audiovisual
- Alexandre Negreiros (SENAC/Rio): “Obras Audiovisuais, Direitos Humanos que Geram e Gargalos de sua Gestão Coletiva”
- Leonardo de Marchi (UERJ): “Youtube e direitos autorais, qual conciliação é possível? Considerações sobre o value gap, Content ID e exibição pública versus consumo privado de conteúdos digitais”
- Geórgia Cynara Coelho de Souza Santana (UEG - USP): “A questão da autoria na música de cinema”
11:15 – 13h: Estética da música e do som no cinema
- Luiza Alvim (PPGM-UFRJ): “Godard – curta-metragista: música e som nos curtas-metragens de Jean-Luc Godard dos anos 50”
- Lucas Bonetti (UNICAMP): “A trilha musical de Moacir Santos para Jungle Erotic (1970)”
- Jocimar Dias Jr (UFF): “Theo Angelopoulos: silêncio e ritornelo nas fronteiras dos Balcãs”
tarde
14:30 – 16:15: Aspectos históricos e estéticos do som no cinema
- Joice Scavone (FACHA): “O não-sincronismo em performances musicais no cinema brasileiro”
- Fabiano Pereira (UAM): “Efeitos sonoros: paradoxo histórico”
- Fernando Aranha (PUC-RJ): “O deisgn e o som no cinema”.
16:30 – 18:30: Tecnologia e novas mídias (videogames)
- Claudia Holanda (UFRJ): “Mapas sonoros: seus usos e níveis de interação”
- Magno Caliman (UNIRIO): “Código enquanto potência poética na produção audiovisual”
- Schneider Souza (PPGCom - UFF): “Áudio para games e contextualização histórica: uma proposta de cronologia alternativa para a Game Music”
- Vicente Reis (UFRB - UFBA) e Tharcísio Vaz (UFBA): “O papel da imersão nos jogos eletrônicos: Audio Game Breu, um estudo de caso”.
Dia 6 de julho (quinta), manhã
10h – 11:45: Música, som e identidades no audiovisual (TV e cinema)
- Hanna Nolasco (UFBA): “Os Videoclipes e a música na construção narrativa da telenovela Cheias de charme”
- Lourdes Silva (UNISA): “Relações entre música, ficção seriada e identidade”
- Ana Cecília Santos (PUC-SP – IFMT): “Um olhar sobre os objetos mestiços e a estética musical no cinema de ficção”.
tarde
14h – 15:45: Teoria do som e pensamento sonoro na arte contemporânea
- Davi Donato (USP): “A audiovisão e o pensamento sonoro de Michel Chion”
- Alexandre Brasil (PPGM-UFRJ): “Redes, territórios, circuitos: ativando conceitos a partir de uma proposta de pesquisa audiovisual”
- Ana Lia Rodrigues (UFMT) e Teresinha Prada (UFMT): “Arte do tempo no Espaço: som e Instalações”.
16h – 17:45: Som/Imagem na videoarte
- Analu Cunha (IA-UERJ / EAV- Parque Lage): “Ver, ouvir, dançar”
- Marcelo Wasem (IA- UERJ): “Transdução como invenção entre os campos da partitura e da sonoridade”
- Aline Couri (EBA-UFRJ): “Stan Brakhage: música como equivalente sonoro ao movimento da mente”.
6 de julho às 18h30: Encerramento
Apresentação do pianista Cadu Pereira acompanhando o filme "O aeronauta"(The Ballonatic), de Buster Keaton e Edward Cline. EUA, 1923, 21.
Lançamento de livros.
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq