Programa

PROGRAMAÇÃO

03 de novembro – Terça-feira

09:00-09:30 │ Abertura

 

09:35–10:15 │ Conferência

Émilie Roffidal – CNRS - UMR 5136, laboratoire FRAMESPA, Université Toulouse-Jean Jaurès

La formation artistique en France au XVIIIe siècle: une histoire institutionnelle entre beaux-arts et arts appliqués
(A formação artística na França no século XVIII: uma história institucional entre belas-artes e artes decorativas).

10:15-10:35 │ Debate

 

10:40 -11:10 │ Palestra

Sonia Gomes Pereira – UFRJ

A construção da disciplina história da arte nos últimos anos da Academia Imperial de Belas Artes.

11:10-11:25 │ Debate

 

11:30-13:15 │ Mesa de comunicações 1

11:30-11:50 │ Almir Paredes Cunha – UFRJ

Almir Paredes Cunha: aluno, professor e diretor da EBA/UFRJ.

11:50-12:10 │ Ricardo A. B. Pereira – UFRJ

Adir Botelho – uma vida dedicada ao ensino de gravura na EBA-UFRJ.

12:10-12:30 │ Rogéria de Ipanema – UFRJ

Um traço de Marcos Varela.

12:30-12:50 │ Patrícia Figueiredo Pedrosa – UFRJ

Ex libris de Marcos Varela.

12:50-13:15 │ Debate

 

13:15-14:30│Intervalo


 

14.30-16:35 │ Mesa de comunicações 2

14:30-14:50 │ Almerinda da Silva Lopes – UFES

Levino Fanzeres: de aluno da ENBA a ganhador do Prêmio de Viagem ao exterior na XIX Exposição Geral (1912).

14:50-15:10 │ Doralice Duque Sobral Filha – UFRJ

De Bethencourt da Silva a Ludovico Berna: breve trajetória do ensino de arquitetura da AIBA no século XIX.

15:10-15:30 │ Cláudia de Oliveira – UFRJ

Angelina Agostini: de filha bastarda à pintora consagrada no Salão de Belas Artes de 1913.

15:30-15:50 │ Priscilla Casagrande – UFRJ

Pedro Weingärtner: a relação entre o artista e o professor.

15:50-16:10 │ Natália dos Santos Nicolich – UFRJ

O artista através do seu ateliê: Rodolpho Amoêdo em Paris no final do século XIX.

 

16:10-16:35 │ Debate

 

16:35-17:05 │ Intervalo

 

17:05-17:35 │ Palestra

Alberto Chillón – UFRJ

A cadeira de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas da Academia Imperial de Belas Artes através da coleção de ceras do Museu D. João VI: mestres e discípulos.

 

17:35-18:05 │ Palestra

Arthur Gomes Valle – UFRRJ

João Victor Rossetti Brancatto – Unicamp

“Rapins de hontem, artistas de hoje:” aprendizes e mestres na ENBA do começo do séc. XX nas memórias de Adalberto P. Mattos.

 

18:05-18:35 │ Debate


 

04 de novembro – Quarta-feira

09:00-09:30 │ Palestra

Maraliz Christo – UFJF

A maquete Plaudite Cives! pertencente ao Museu Mariano Procópio: Modestino Kanto e o concurso promovido pela Câmara dos Deputados Federais para o Palácio Tiradentes.

09:30-09:45 │ Debate

 

09:50-11:55 │ Mesa de comunicações 3

09:50-10:10 │ Heloisa Capel – UFG

Brocos como professor/artista entre a ortodoxia e a experimentação.

10:10-10:30 │ Sandra Makowiecky – UDESC

Marco Antônio Baptista – UDESC

Zeferino da Costa, Sebastião Vieira Fernandes e a igreja da Candelária: um capítulo da história da arte a ser revisto.

10:30-10:50 │ Rodrigo Vivas – UFMG

Má notícia: a suprema dor de Belmiro de Almeida.

10:50-11:10 │ Márcia Valéria Teixeira Rosa – UNIRIO

Augusto Rodrigues Duarte: faces do aluno, professor e pintor.

11:10-11:30 │ Alexandre Palma da Silva – UFRJ

Antônio Rafael Pinto Bandeira (1863-1896): pintura, negritude e docência.

 

11.30-11:55 │ Debate

 

12:00-12:30 │ Sessão de pôsteres 1

Nathalia Azevedo de Paula – Unifesp

Da Academia à Fascinação: Pedro Peres no debate artístico e social pós-abolição.

Vitoria Amadio Oliveira – Unifesp

Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo: a visão do espectador através dos olhos de Otelo.

Débora Poncio Soares – UFRJ

Rodolfo Amoêdo (1857-1941): um estudo comparativo entre seus retratos de figuras femininas e masculinas.

 

12:30-14:00│Intervalo

 

14:00- 16:05 │ Mesa de comunicações 4

14:00-14:20 │ Marina Pereira de Menezes Andrade – UFRJ

O ensino de desenho em teses de cátedras da ENBA (1940-1960).

14:20-14:40 │ Fabriccio Miguel Novelli Duro – Unicamp

Donato Mello Júnior e as Exposições Gerais: memórias e trajetórias compartilhadas entre AIBA, ENBA, UFRJ e MNBA.

14:40-15:00 │ Clarice Ferreira de Sá – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Pierre Henri de Valenciennes: Uma proposta de construção de paisagem.

15:00-15:20 │ Natália Cristina Aquino Gomes – Unifesp

“Retrato do pintor Pedro Weingartner”, por Henrique Bernardelli: mestres da Escola Nacional de Belas Artes na representação do artista.

15:20-15:40 │ João Paulo Ovidio – UFRJ

Renina Katz e os anos de formação na ENBA.

15:40–16:05 │ Debate

 

16:05-16:35 │ Intervalo

 

16:35-17:05 │ Palestra

Luiz Alberto Ribeiro Freire – UFBA

As lições de desenho de Presciliano Silva para Ester Lopes.

17:05-17:35 │ Palestra

Paulo Gomes – UFRGS

Manuel de Araújo Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

 

17:35-18:05 │ Debate


05 de novembro – Quinta-feira

09:00 -9:30 │ Palestra

Ana Maria Tavares Cavalcanti – UFRJ

Antônio Parreiras e a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.

09:30-09:45 │ Debate

 

09:50-11:35 │ Mesa de comunicações 5

09:50-10:10 │ Maria Cristina Volpi – UFRJ

‘Viajar para vêr, e vêr para me instruir’: aspectos da formação de Sofia Magno de Carvalho.

10:10-10:30 │ Raquel Oliveira – UFRJ

Madson Oliveira – UFRJ

O tecido-avental de Sophia Jobim como objeto de ensino.

10:30-10:50 │ Maria Fernanda Lochschmidt – Independente

O artista-artesão na China dos séculos XVIII e XIX e a produção de artigos para exportação exemplificados na coleção Ferreira das Neves.

10:50-11:10 │ Thiago Spindola Motta Fernandes – UFRJ

Encontros, afetos e coletividade: a Escola de Belas Artes (UFRJ) na virada do século.

11:10-11:35 │ Debate

 

11:40-12:20 │ Sessão de pôsteres 2

Paola Matheus – UFRJ

Antônio Baptista da Rocha: um arquiteto brasileiro na Roma oitocentista.

Ariadny Lorrainy da Silva – UFRRJ

Adriana Billini: Aluna e professora precursora na Academia de San Alejandro.

Ana Luisa Bondone – Universidad Nacional de Córdoba

Clementina Zablosky – Universidad Nacional de Córdoba

“Bajo la sombra de los árboles”: Tomasa Linares Garzón y las lecciones de pintura al aire libre en la Academia de Bellas Artes de Córdoba (Argentina).

Lucas Elber de Souza Cavalcanti – UFRJ

Conhecendo Tilde Canti: uma artista-ativista nos anos 30.

12:20-14:00│Intervalo

 

14:00-14:30 │ Palestra

Marize Malta – UFRJ

Álbuns, documentos, obras e memórias de um pintor e professor catedrático: Marques Junior no Museu D. João VI.

14:30-14:45 Debate

 

14:50-16:35 │ Mesa de comunicações 6

14:50-15:10 │ Dalila dos Santos Cerqueira Pinto – UFRJ

Leopoldo Campos: caminhos do tempo e o artista.

15:10-15:30 │ Vanessa C. C. de Mendonça – UNB

Coleção Fayga Ostrower do Museu D. João VI – um acervo em construção.

15:30-15:50 │ Carolina Rodrigues de Lima – UFRJ

Arte e cultura popular na Academia: as contribuições de Renato Miguez.

15:50-16:10 │ Cecilia de Oliveira Ewbank – UFRJ

A presença de artistas da ENBA no acervo do Museu Simoens Silva.

16:10-16:35 │ Debate

 

16:35-17:05 │ Intervalo

 

17:05-17:45 │ Sessão de pôsteres 3

Lindley de Oliveira Corrêa – UFRJ

Dinorá Azevedo de Simas Enéas: o percurso de uma gravurista na Escola Nacional de Belas Artes.

 

Julia Maria de Souza dos Santos – UNIRIO

O artista como conservador: o desempenho de Thomas Georg Driendl no contexto carioca e a Escola Nacional de Belas Artes.

 

Nicole Castilho Reiniger – UNIRIO

Georgina de Albuquerque: uma gestora artista.

 

Eugênia Pereira da Silva – Unicamp

Angelina Agostini para além de sua tela "Vaidade".

17:50-18:20 │ Encerramento

 


 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco

Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq