PROGRAMAÇÃO
03 de novembro – Terça-feira
09:00-09:30 │ Abertura
09:35–10:15 │ Conferência
Émilie Roffidal – CNRS - UMR 5136, laboratoire FRAMESPA, Université Toulouse-Jean Jaurès
La formation artistique en France au XVIIIe siècle: une histoire institutionnelle entre beaux-arts et arts appliqués
(A formação artística na França no século XVIII: uma história institucional entre belas-artes e artes decorativas).
10:15-10:35 │ Debate
10:40 -11:10 │ Palestra
Sonia Gomes Pereira – UFRJ
A construção da disciplina história da arte nos últimos anos da Academia Imperial de Belas Artes.
11:10-11:25 │ Debate
11:30-13:15 │ Mesa de comunicações 1
11:30-11:50 │ Almir Paredes Cunha – UFRJ
Almir Paredes Cunha: aluno, professor e diretor da EBA/UFRJ.
11:50-12:10 │ Ricardo A. B. Pereira – UFRJ
Adir Botelho – uma vida dedicada ao ensino de gravura na EBA-UFRJ.
12:10-12:30 │ Rogéria de Ipanema – UFRJ
Um traço de Marcos Varela.
12:30-12:50 │ Patrícia Figueiredo Pedrosa – UFRJ
Ex libris de Marcos Varela.
12:50-13:15 │ Debate
13:15-14:30│Intervalo
14.30-16:35 │ Mesa de comunicações 2
14:30-14:50 │ Almerinda da Silva Lopes – UFES
Levino Fanzeres: de aluno da ENBA a ganhador do Prêmio de Viagem ao exterior na XIX Exposição Geral (1912).
14:50-15:10 │ Doralice Duque Sobral Filha – UFRJ
De Bethencourt da Silva a Ludovico Berna: breve trajetória do ensino de arquitetura da AIBA no século XIX.
15:10-15:30 │ Cláudia de Oliveira – UFRJ
Angelina Agostini: de filha bastarda à pintora consagrada no Salão de Belas Artes de 1913.
15:30-15:50 │ Priscilla Casagrande – UFRJ
Pedro Weingärtner: a relação entre o artista e o professor.
15:50-16:10 │ Natália dos Santos Nicolich – UFRJ
O artista através do seu ateliê: Rodolpho Amoêdo em Paris no final do século XIX.
16:10-16:35 │ Debate
16:35-17:05 │ Intervalo
17:05-17:35 │ Palestra
Alberto Chillón – UFRJ
A cadeira de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas da Academia Imperial de Belas Artes através da coleção de ceras do Museu D. João VI: mestres e discípulos.
17:35-18:05 │ Palestra
Arthur Gomes Valle – UFRRJ
João Victor Rossetti Brancatto – Unicamp
“Rapins de hontem, artistas de hoje:” aprendizes e mestres na ENBA do começo do séc. XX nas memórias de Adalberto P. Mattos.
18:05-18:35 │ Debate
04 de novembro – Quarta-feira
09:00-09:30 │ Palestra
Maraliz Christo – UFJF
A maquete Plaudite Cives! pertencente ao Museu Mariano Procópio: Modestino Kanto e o concurso promovido pela Câmara dos Deputados Federais para o Palácio Tiradentes.
09:30-09:45 │ Debate
09:50-11:55 │ Mesa de comunicações 3
09:50-10:10 │ Heloisa Capel – UFG
Brocos como professor/artista entre a ortodoxia e a experimentação.
10:10-10:30 │ Sandra Makowiecky – UDESC
Marco Antônio Baptista – UDESC
Zeferino da Costa, Sebastião Vieira Fernandes e a igreja da Candelária: um capítulo da história da arte a ser revisto.
10:30-10:50 │ Rodrigo Vivas – UFMG
Má notícia: a suprema dor de Belmiro de Almeida.
10:50-11:10 │ Márcia Valéria Teixeira Rosa – UNIRIO
Augusto Rodrigues Duarte: faces do aluno, professor e pintor.
11:10-11:30 │ Alexandre Palma da Silva – UFRJ
Antônio Rafael Pinto Bandeira (1863-1896): pintura, negritude e docência.
11.30-11:55 │ Debate
12:00-12:30 │ Sessão de pôsteres 1
Nathalia Azevedo de Paula – Unifesp
Da Academia à Fascinação: Pedro Peres no debate artístico e social pós-abolição.
Vitoria Amadio Oliveira – Unifesp
Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo: a visão do espectador através dos olhos de Otelo.
Débora Poncio Soares – UFRJ
Rodolfo Amoêdo (1857-1941): um estudo comparativo entre seus retratos de figuras femininas e masculinas.
12:30-14:00│Intervalo
14:00- 16:05 │ Mesa de comunicações 4
14:00-14:20 │ Marina Pereira de Menezes Andrade – UFRJ
O ensino de desenho em teses de cátedras da ENBA (1940-1960).
14:20-14:40 │ Fabriccio Miguel Novelli Duro – Unicamp
Donato Mello Júnior e as Exposições Gerais: memórias e trajetórias compartilhadas entre AIBA, ENBA, UFRJ e MNBA.
14:40-15:00 │ Clarice Ferreira de Sá – Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Pierre Henri de Valenciennes: Uma proposta de construção de paisagem.
15:00-15:20 │ Natália Cristina Aquino Gomes – Unifesp
“Retrato do pintor Pedro Weingartner”, por Henrique Bernardelli: mestres da Escola Nacional de Belas Artes na representação do artista.
15:20-15:40 │ João Paulo Ovidio – UFRJ
Renina Katz e os anos de formação na ENBA.
15:40–16:05 │ Debate
16:05-16:35 │ Intervalo
16:35-17:05 │ Palestra
Luiz Alberto Ribeiro Freire – UFBA
As lições de desenho de Presciliano Silva para Ester Lopes.
17:05-17:35 │ Palestra
Paulo Gomes – UFRGS
Manuel de Araújo Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
17:35-18:05 │ Debate
05 de novembro – Quinta-feira
09:00 -9:30 │ Palestra
Ana Maria Tavares Cavalcanti – UFRJ
Antônio Parreiras e a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.
09:30-09:45 │ Debate
09:50-11:35 │ Mesa de comunicações 5
09:50-10:10 │ Maria Cristina Volpi – UFRJ
‘Viajar para vêr, e vêr para me instruir’: aspectos da formação de Sofia Magno de Carvalho.
10:10-10:30 │ Raquel Oliveira – UFRJ
Madson Oliveira – UFRJ
O tecido-avental de Sophia Jobim como objeto de ensino.
10:30-10:50 │ Maria Fernanda Lochschmidt – Independente
O artista-artesão na China dos séculos XVIII e XIX e a produção de artigos para exportação exemplificados na coleção Ferreira das Neves.
10:50-11:10 │ Thiago Spindola Motta Fernandes – UFRJ
Encontros, afetos e coletividade: a Escola de Belas Artes (UFRJ) na virada do século.
11:10-11:35 │ Debate
11:40-12:20 │ Sessão de pôsteres 2
Paola Matheus – UFRJ
Antônio Baptista da Rocha: um arquiteto brasileiro na Roma oitocentista.
Ariadny Lorrainy da Silva – UFRRJ
Adriana Billini: Aluna e professora precursora na Academia de San Alejandro.
Ana Luisa Bondone – Universidad Nacional de Córdoba
Clementina Zablosky – Universidad Nacional de Córdoba
“Bajo la sombra de los árboles”: Tomasa Linares Garzón y las lecciones de pintura al aire libre en la Academia de Bellas Artes de Córdoba (Argentina).
Lucas Elber de Souza Cavalcanti – UFRJ
Conhecendo Tilde Canti: uma artista-ativista nos anos 30.
12:20-14:00│Intervalo
14:00-14:30 │ Palestra
Marize Malta – UFRJ
Álbuns, documentos, obras e memórias de um pintor e professor catedrático: Marques Junior no Museu D. João VI.
14:30-14:45 Debate
14:50-16:35 │ Mesa de comunicações 6
14:50-15:10 │ Dalila dos Santos Cerqueira Pinto – UFRJ
Leopoldo Campos: caminhos do tempo e o artista.
15:10-15:30 │ Vanessa C. C. de Mendonça – UNB
Coleção Fayga Ostrower do Museu D. João VI – um acervo em construção.
15:30-15:50 │ Carolina Rodrigues de Lima – UFRJ
Arte e cultura popular na Academia: as contribuições de Renato Miguez.
15:50-16:10 │ Cecilia de Oliveira Ewbank – UFRJ
A presença de artistas da ENBA no acervo do Museu Simoens Silva.
16:10-16:35 │ Debate
16:35-17:05 │ Intervalo
17:05-17:45 │ Sessão de pôsteres 3
Lindley de Oliveira Corrêa – UFRJ
Dinorá Azevedo de Simas Enéas: o percurso de uma gravurista na Escola Nacional de Belas Artes.
Julia Maria de Souza dos Santos – UNIRIO
O artista como conservador: o desempenho de Thomas Georg Driendl no contexto carioca e a Escola Nacional de Belas Artes.
Nicole Castilho Reiniger – UNIRIO
Georgina de Albuquerque: uma gestora artista.
Eugênia Pereira da Silva – Unicamp
Angelina Agostini para além de sua tela "Vaidade".
17:50-18:20 │ Encerramento

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Organização/Realização:
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)
Departamento de Gestión y Políticas Públicas de la Facultad de Administración Y Economía (USACH – CHILE)
Universidad Católica de Temuco
Apoio Financeiro:
FAPESC
CNPq